Eco-Escolas

O projeto Sarah trading tem como objetivo a gestão e a reciclagem de têxteis usados.

A Escola Básica e o Jardim de Infância de Portomar juntaram-se a esta iniciativa e neste ano letivo de 2016/2017 já foram efetuadas as seguintes recolhas:

• 21  de Setembro – 160kg
  • 10 de Outubro – 100kg
  • 03 de Novembro – 90 kg
  • 06 de Dezembro – 130kg
  • 23 de Dezembro – 50kg
  • 17 de Janeiro – 45kg

Na totalidade foram recolhidos 575kg. Parabéns a Portomar!!!!!

No âmbito do Projeto Eco - escolas e do Plano Anual de Atividades, o 1º ciclo da Escola Básica de Mira, promoveu um Concurso de Árvores de Natal elaboradas a partir da reutilização de materiais. Este ano letivo o grande tema que devemos trabalhar é o tema “Resíduos”. Neste sentido foi proposto aos alunos que reutilizando materiais construíssem com a ajuda dos seus familiares uma árvore de Natal de pequenas dimensões (+/-) 50cm.

Esta iniciativa revelou-se um êxito, atendendo ao número de participantes e à qualidade das árvores apresentadas.

Todas as árvores estiveram em exposição na Biblioteca Municipal até ao dia 8 de janeiro de 2017.

No dia 11 de janeiro de 2017 decorreu a reunião do conselho Eco-Escolas.

Junto se afixam os pontos de trabalho debatidos.

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Reuniao_Eco-escolas_11012017.pdf)Reunião Eco-Escolas832 kB

O novo projeto "Ser sustentável", desenvolvido numa parceria da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mira, vai promover, no dia 6 de outubro, na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, duas palestras sobre o conceito de mercado de trocas, para seis turmas de 7.º, 8. 9.º e 12.ºano.

A oradora, Filipa Alves, que se deslocará a convite das mentoras do projeto, professoras Cândida Siegle e Célia Pires, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra e pós-graduada em Estudos Feministas. Cofundadora da Casa da Esquina, ali assume funções de direção artística e de produção desde 2007.

O Agrupamento de Escolas de Mira, em Colaboração com a Câmara Municipal, tem participado neste projeto desde a sua criação. No ano letivo que agora termina, a participação do AEM decorreu em 4 grupos Eco-Escolas: o grupo dos Jardins de Infância, do 1.º Ciclo, do 2.º Ciclo e ainda o grupo de 3º ciclo e ensino secundário.

Um dos itens obrigatórios deste projeto prende-se com a criação do Eco-Código, de acordo com as regras estabelecidas pela Associação da Bandeira Azul da Europa.

Desta forma, os alunos do nosso agrupamento criaram 42 pósteres que foram entregues para o concurso Eco-Código realizado na sede do Agrupamento.

A selecção foi efetuada por um júri composto pelo Dr. Hélio Pacheco, em representação da Direção do Agrupamento de Escolas, pela Dra. Custódia Dias, em representação do grupo de Educação Ambiental e pela Dra. Eugénia Gabriel, em representação do Grupo de Artes visuais. Este Júri, após avaliação dos trabalhos, seleccionou os 4 que melhor representariam o nosso Agrupamento.

• Em representação do Ensino Pré-escolar foi seleccionado o Eco-Código do Jardim de Infância de Portomar, que foi coordenado pela Drª Fernanda Lourenço.
  • No 1.º Ciclo, foi seleccionado o Eco-Código da Escola de Portomar, coordenado pela Drª Lídia Rousselot.
  • No 2.º Ciclo, foi seleccionado o Eco-Código da turma D do 6.º ano, coordenado pela Drª Albertina Janeiro.
  • Finalmente, e em representação do 3.ºciclo e ensino secundário, foi selecionado o Eco-Código da turma B do 9.º ano, coordenado pela Drª Ana Baião Ramos.

De salientar ainda que foram muitos pósteres que deixaram o júri encantado e isso elevou o grau de dificuldade do seu trabalho.

A todos os participantes os nossos parabéns e um agradecimento sincero do Agrupamento de Escolas de Mira.

A Equipa de Coordenação do Projeto Eco-Escolas