O exercício nacional A TERRA TREME realiza-se no próximo dia 5 de novembro, pelas 11h05, sendo no presente ano o concelho de Mira e o Agrupamento de Escolas o centro nevrálgico do distrito de Coimbra, pelo que nesse dia teremos presentes entre nós todas as instituições que de alguma forma colaboram com Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Todos os alunos que frequentam os Jardins de Infância, Escolas Básicas dos 1.º Ciclo e E. B. 2 de Mira às 11h05 devem à ordem do professor (não existirá campainha) executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR, devendo aguardar um minuto, após o qual o professor deve providenciar que se volte à normalidade.

No que concerne à Escola Secundária/3 Dr.ª Maria Cândida além desse exercício, que será da responsabilidade de cada professor (não existirá qualquer toque), nos minutos seguintes haverá um toque descontínuo da campainha, devendo cada docente providenciar a evacuação total para o campo de jogos em conformidade com as regras (em fila indiana, sem corridas, mas em passo apressado): o Delegado de Turma segue à frente, enquanto o professor é o último a sair (“cerra-Fila”), de forma a certificar-se que não fica ninguém para trás.

No ponto de reunião compete ao professor manter a ordem e proceder a conferência dos alunos, apurando se não falta ninguém, esperando devida autorização para que se possa regressar à normalidade.

Todos os docentes que não se encontrem em aulas, assim como o pessoal da secretaria devem posicionar-se à saída do Bloco A onde aguardarão instruções no sentido de auxiliar em alguma situação ou serem dispensados e rumarem ao campo de jogos.

Os assistentes operacionais têm já definidas as suas funções que passam por abrir as portas, verificar se não existe ninguém nos blocos (nomeadamente W.C.s) e cortar a luz e o gás, após as quais devem rumar ao campo de jogos e aguardar.